DONATE

Relatório Anual BJF 2021

By 24. junho 2022julho 27th, 2023News Home

Com muito orgulho, estamos compartilhando com você nosso Relatório Anual 2021! Pelo segundo ano consecutivo, nossas contas e processos foram auditados pela ‘Baker Tilly’.

O ano de 2021 foi repleto de desafios e conquistas, e trouxe muitas oportunidades para o Corredor de Biodiversidade do Araguaia.

Vimos um surpreendente aumento na atenção dada à biodiversidade – com a realização da COP26, o lançamento do sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o lançamento da Década da Restauração da ONU, entre outras iniciativas.

Estamos felizes em compartilhar todas as nossas conquistas ao longo de 2021 com você. Obrigado por torná-las possíveis!

Por favor clique na opção de “tela cheia” no canto inferior direito do relatório para visualizar o relatório de forma optimalizada.

EXPANDINDO NOSSA EQUIPE E OPERAÇÕES

O cultivo de árvores nativas requer muitas pessoas motivadas! Assim, em 2021, concentramos nossos esforços em expandir nossa equipe no Brasil e na Holanda, juntamente com nossas atividades de plantio em mais três municípios dos estados do Tocantins e do Pará. Com a recém-ampliada Equipe de Articulação, a valiosa ajuda de nossa equipe de campo local e o apoio das autoridades locais, agora estamos operando em Santana do Araguaia (PA), Caseara (TO) e Marianópolis (TO).

SEMENTES NATIVAS PARA RESTAURAÇÃO

À medida que nossas atividades de plantio crescem, muito mais sementes nativas são necessárias. Em 2021, a BJF iniciou a construção de um novo viveiro e a criação da Rede de Sementes do Araguaia para fornecer sementes nativas ao nosso projeto.

CONSTRUINDO NOSSO NOVO VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS

A construção do nosso novo viveiro começou em março de 2021, e estamos muito felizes com o andamento do projeto. Nosso viveiro utilizará 3,6 hectares de terras que foram cedidos pela Prefeitura de Santana do Araguaia para cultivar cerca de 500.000 mudas nativas por ano!

REDE DE SEMENTES DO ARAGUAIA COMO MEIO DE FORNECIMENTO DE SEMENTES

Embora o foco principal da Rede de Sementes do Araguaia seja fornecer sementes de árvores nativas ao nosso projeto, ele também trará outros benefícios, como a melhoria do emprego local. No projeto piloto de 2021, seis coletores de sementes foram contratados indiretamente, demonstrando o potencial que este Coletivo de Sementes tem para aumentar o emprego local na área. Fique atento às atualizações sobre a Rede de Sementes do Araguaia em 2022!

BJF SE TORNA UM ATOR PARA A DÉCADA DA ONU DA RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

A Década da ONU da Restauração de Ecossistemas foi criada para liderar e unir a cooperação internacional para a restauração efetiva de ecossistemas naturais, garantindo um futuro sustentável para todas as gerações futuras.

Em 2021, a BJF tornou-se parceira oficial da Década da ONU, com a ambição de restaurar os biomas Amazônia e Cerrado por meio da realização do Corredor de Biodiversidade do Araguaia.

NOVOS EMBAIXADORES

Estamos muito orgulhosos de ter Tarsila Ursini no conselho como Embaixadora oficial da Black Jaguar Foundation no Brasil! Tarsila é nossa primeira mulher embaixadora brasileira e traz consigo uma impressionante trajetória de carreira em sustentabilidade e uma impressionante lista de conquistas. Nossos agradecimentos a Tarsila por dedicar seu tempo e energia ao Corredor de Biodiversidade do Araguaia!

MUITAS PARCERIAS CONTINUADAS

Nosso progresso só é possível graças aos nossos apoiadores leais!

Gostaríamos de agradecer cinco parceiros em particular, que foram fundamentais para a missão da BJF em 2021. Primeiramente, nossa contínua parceria com a Movida Aluguel de Carros, que está nos apoiando no plantio de nosso primeiro milhão de árvores. Obrigado também para a Royal De Heus, empresa comprometida em tornar a produção de alimentos mais sustentável. E as parcerias com o banco EFG Wealth Solutions, TreeLove e One Tree Planted também foram essenciais para nossas operações em 2021 e além.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS GLOBAIS

BJF É APRESENTADA NO CONGRESSO IUCN WORLD NATURE

No dia 9 de setembro de 2021, a Black Jaguar Foundation teve a oportunidade de apresentar seu projeto e ambições no IUCN World Congress em Marselha, o maior congresso de natureza do mundo. Foi uma honra apresentar nosso trabalho para um público tão inspirador e renomado. Você pode assistir nossa apresentação aqui!

SELECIONADO PARA O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO BTG

Estamos extremamente honrados por termos sido selecionados para o programa de aceleração do BTG Pactual. O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina e seu programa, BTG Soma, oferece mais de 100 horas de workshops com o objetivo de aprimorar as habilidades das Organizações Não Governamentais e, dessa forma, cumprir seus objetivos.

NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS PELO SEU APOIO CONTÍNUO!

Compartilhar tantas conquistas em 2021 nos motiva a fazer cada dia mais! Estamos empolgados em compartilhar com você todas as nossas conquistas de 2021. E conte-nos o que você achou sobre nosso Relatório Anual 2021.

E, juntos, podemos aguardar animados por tudo que 2022 trará 😊 .

DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS E AUDITORIA INDEPENDENTE

O Relatório Anual 2021 inclui os dados consolidados sobre as finanças da Black Jaguar Foundation Brasil e Holanda. Para mais informações, seguem abaixo:

– Demonstrativos Financeiros 2021: FAÇA O DOWNLOAD AQUI

– Relatório de Auditoria 2021 Instituto Black Jaguar: FAÇA O DOWNLOAD AQUI